Rapidstresser the bestBest IP Booter IP Stresser of 2021.Live the difference with RapidStresser.com

MAPLE BEAR GLOBAL SCHOOLS The best of Canadian education for a global future.

Happens at Maple Bear

Entenda o que é metodologia ativa e como ela ajuda no desenvolvimento das crianças

O universo conceitual da área da educação vem sendo atualizado nas últimas décadas a partir do desenvolvimento da metodologia ativa de aprendizagem. Esse jeito de ensinar dá um passo além do modelo dito “tradicional” de educação, baseado nas aulas expositivas e na prevalência do papel do professor como protagonista no processo. O principal objetivo da metodologia ativa, por sua vez, é promover uma estimulação permanente dos alunos para que desenvolvam autonomia e senso de participação, com base na apresentação e na busca da solução de problemas e situações reais. A metodologia ativa coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem, devolvendo a ele a responsabilidade pela construção e consolidação do conhecimento.

Reunimos aqui algumas informações relevantes sobre esse conceito inovador de educação, altamente presente no ensino canadense – base do nosso trabalho aqui na Maple Bear. Confira!

Ensino vivencial: estímulo a colocar a “mão na massa”

Uma das principais características da metodologia ativa de ensino é o conceito de Hands On (ou, numa tradução popularizada do português, “mãos na massa”). A base desse modelo está na ideia de que os alunos participem ativamente de experiências de aprendizagem capazes de criar e projetar modelos mentais de soluções criativas para problemas simulados.

Essa maneira de estimular a aprendizagem, que está no alicerce da metodologia canadense,  oferece três benefícios essenciais:

– Os alunos desenvolvem a habilidade de montar e enxergar todo o processo de solução dos problemas, o que possibilita a integração de vários conhecimentos;

– O protagonismo do processo está nas mãos dos alunos, o que favorece a criatividade, a autonomia, a relação com os outros e, de modo particular, o senso crítico – ou seja, a capacidade de escolher a solução mais adequada para cada situação.

– Os alunos com acesso às situações vivenciais de aprendizagem são estimulados a desenvolver habilidades que favorecem o convívio e o respeito com o diferente, como a interação, a empatia e a expressão articulada.

Educação bilíngue num sistema de imersão: enriquecimento cultural e aprendizado articulado

Países com altos indicadores de excelência educacional, como Canadá e Finlândia, têm permanentemente aprimorado seus métodos a partir de práticas de imersão, nas quais o aluno é estimulado a passar por experiências simuladas do cotidiano, favorecendo a utilização coordenada dos conteúdos. Num universo de educação bilíngue, no qual o aluno é colocado constantemente em contato com um universo cultural amplo e rico em detalhes, cria-se um ambiente favorável para o entendimento, a vivência e a prática de um segundo idioma de modo natural, leve e prazeroso.

A metodologia ativa favorece a educação socioemocional

A educação socioemocional (conhecida em inglês pela sigla SEL – Social Emotional Learning) é o conjunto de valores, princípios e estratégias de estimulação voltados para o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto ao aspecto social (estimulando a melhor convivência entre pessoas que pensam de modo diverso e trazem diferentes referenciais culturais) quanto ao aspecto emocional (oferecendo ferramentas para aprender a reagir adequadamente às frustrações, dissabores e adversidades do dia a dia, bem como estimulando a empatia, a atenção com o outro e a superação de preconceitos).

Com esses pilares inseridos na metodologia pedagógica, as crianças são capazes de se conhecerem melhor, exercitando virtudes como resiliência e autoconfiança. As mais recentes diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), legislação brasileira sobre o sistema educacional, colocam a educação socioemocional como competência a ser desenvolvida pelas instituições de ensino.

Saiba mais sobre como a metodologia ativa da Maple Bear! Conheça a estrutura e os diferenciais das nossas unidades:

– Unidade Vinhedo

– Unidade Valinhos

Deixe um comentário

Related news

Saiba como o ensino bilíngue estimula o cérebro das crianças

Houve um tempo em que o senso comum apregoava a ideia de que ensinar um segundo idioma às crianças logo na infância poderia causar confusão e comprometer o desenvolvimento cognitivo. A literatura acadêmica contemporânea e os estudos mais recentes sobre o tema apontam, no entanto, para uma outra direção: o estudo bilíngue possibilita que as…

read more
5 vantagens de apresentar novas culturas às crianças

O advento da tecnologia e a facilidade de conexão com as mais diferentes realidades humanas fizeram com que as crianças de hoje tenham um potencial muito maior de contato com o universo das informações do que as gerações passadas. Vivemos um momento de ampliação dos horizontes, no qual é possível viajar o mundo através dos…

read more
Metodologia canadense: conheça o melhor ensino para seu filho

As mais recentes avaliações do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), promovido pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, entidade que reúne países desenvolvidos), colocam o Canadá em uma posição destacada frente aos outros países com alto índice de desenvolvimento. Isso quer dizer que, de modo geral, o ensino canadense obtém alta taxa…

read more

Informações e dúvidas frequentes

SmsVerifyer.com Affordable sms verification service